Tenho pensado muito nisso enquanto pedalo no Aterro. Falta consciência e exercício do verbo compartilhar! Está escrito no asfalto e, ainda que não estivesse, é sabido que aquelas pistas devem ser divididas pacificamente por quem as usa, sejam caminhantes, corredores, ciclistas, skatistas, babás, idosos, crianças e até a turma da guarda municipal. Posso dizer sem medo de errar que a grande maioria parece não ter noção do que seja isso!
Sou uma ciclista cuidadosa e consciente, e sempre procuro facilitar a passagem de quem vem e alertar para a minha presença, mas o que se vê em geral é uma total ignorância das leis básicas de trânsito, e não acho que é preciso saber dirigir para entender um pouquinho que seja: mantenha sempre a sua direita quando estiver indo, a menos que você esteja em Londres ou em raríssimas ruas aqui no Rio que usam a mão inglesa em pequenos trechos. De preferência, mantenha-se no canto direito da pista, principalmente quando estiver acompanhado. A verdade é que o povo apronta o maior bundalelê, e aquilo que deveria ser um exercício físico ininterrupto, acaba recheado de freadas e sobressaltos.
Há os que resolvem mudar o rumo e virar de volta, assim do nada e sem aviso prévio; há os que caminham em grupo e tomam toda a pista numa linha horizontal; os que vêm na sua direção, no seu lado de direito, e ainda fazem cara feia quando vc impõe sua passagem! Os que atravessam a pista sem olhar e todo dia deixam um ciclista com o coração na mão ou uma marca de freada na pista; os surdos filhos da mãe, que ignoram sua buzina e fazem questão de não te dar passagem; há quem pare na pista para trocar figurinhas, receitas ou sei lá, e ali ficam sem a menor percepção de que ocupam o lugar errado. Até a guarda municipal, que bem poderia dar o exemplo, em seu treinamento diário se espalha na pista como fosse ali o seu quintal e ponto: você que se vire ou espere passagem. Tenho andado irritada com isso, gentem. Vamos compartilhar!!
A vida melhora e fica mais feliz quando se entende que compartilhar é tudo! Na pista da vida estamos mesmo é pra isso, pra dividir, dar a mão, estender o braço, colaborar, andar junto. Compartilhemos boas dicas, novas informações, segredinhos de receitas, pulos de gato, boas ofertas, descobertas fantásticas, amigos bacanas, boas risadas, cerejas de bolo! Dividamos nossas boas descobertas e até as nem tão boas quando elas puderem ajudar... Ninguém perde por dividir, ninguém deixa de ser por compartir suas experiências e seus achados. Alegria compartilhada se potencializa.Tristeza compartilhada pesa muito menos. Angústia dividida deixa o coração mais leve.
Solte-se, abra-se, crie novos espaços. Deixe o outro passar. Facilite seu caminho e deixe a pista livre. Faz um bem danado e não custa nada!!! Vamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário